Prof. Odair Gonçalves[i]
Fazendo um retorno à história da
filosofia, fica clara a inquietação dos três principais
filósofos gregos (Sócrates, Platão e Aristóteles) com os desafios enfrentados
na convivência social de seu tempo. Para esses filósofos, viver na pólis
significa ocupar-se com a vida coletiva de forma integral. Mediante os sintomas
de crise que ameaça a qualidade da sociedade, pode-se identificar uma proposta
educacional que visa à formação do indivíduo para o agir ético e para viver bem
em sociedade.
Atualmente, as profundas transformações econômicas,
sociais e políticas vêm ocorrendo aceleradamente nas últimas décadas, têm
constituído novos paradigmas acerca da educação, da ética e das ideias de bem e
de mal na convivência social. Fruto dessas alterações emerge a necessidade de
abrir novas reflexões acerca da ressignificação dos valores éticos uma vez que
a incidência de escândalos, a compra de privilégios, as manobras dos mais
poderosos para aumentar seus benefícios sociais em detrimento daqueles que já
são menos favorecidos, sem contar as jogadas realizadas pelos meios de
comunicação de massa para manobrar os seus telespectadores a atenderem seus
comandos imperam o cenário nacional.
Diante de uma realidade tão adversa e, por vezes,
perversa, terreno onde impera a injustiça, muito se tem falado sobre o papel da
reflexão filosófica no ambiente escolar, tendo em vista a busca pela formação
de sujeitos que consigam olhar criticamente para a realidade social à qual
estamos inseridos. Nós também nos sentimos indagados pelos muitos
questionamentos e pelas muitas respostas que já foram dadas sobre esse assunto.
Por isso sentimos a necessidade de criar meios para ajudar os nossos alunos a pensar criticamente a realidade vivida.
Em busca de viabilizar tal tarefa,
propomos aos nossos estudantes, das turmas de 8º ano, discutirem sobre o papel
da ética nas relações estabelecidas pelos indivíduos uns com outros, com a
natureza e com as coisas criadas pelos humanos para e a partir dos conceitos
construídos no processo reflexivo, produzir charges ou tirinhas, evidenciando
os problemas recorrentes da ausência do exercício do pensamento crítico, ético
e estético, tendo como princípios norteadores o bem comum e a justiça social.
Seja utilizando aplicativos de internet, seja
demonstrando suas habilidades artísticas com produções realizadas a punho,
muitas charges e tirinhas, autorais, foram elaboradas pelos estudantes. E, como
almejado, a abertura da escola e dos estudantes em acolher a proposta de
trabalho permitiu que alcançássemos com êxito os objetivos propostos.
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