quinta-feira, 19 de maio de 2016

Filosofando na Escola



Prof. Odair Gonçalves[i]


Fazendo um retorno à história da filosofia, fica clara a inquietação dos três principais filósofos gregos (Sócrates, Platão e Aristóteles) com os desafios enfrentados na convivência social de seu tempo. Para esses filósofos, viver na pólis significa ocupar-se com a vida coletiva de forma integral. Mediante os sintomas de crise que ameaça a qualidade da sociedade, pode-se identificar uma proposta educacional que visa à formação do indivíduo para o agir ético e para viver bem em sociedade.
Atualmente, as profundas transformações econômicas, sociais e políticas vêm ocorrendo aceleradamente nas últimas décadas, têm constituído novos paradigmas acerca da educação, da ética e das ideias de bem e de mal na convivência social. Fruto dessas alterações emerge a necessidade de abrir novas reflexões acerca da ressignificação dos valores éticos uma vez que a incidência de escândalos, a compra de privilégios, as manobras dos mais poderosos para aumentar seus benefícios sociais em detrimento daqueles que já são menos favorecidos, sem contar as jogadas realizadas pelos meios de comunicação de massa para manobrar os seus telespectadores a atenderem seus comandos imperam o cenário nacional.
Diante de uma realidade tão adversa e, por vezes, perversa, terreno onde impera a injustiça, muito se tem falado sobre o papel da reflexão filosófica no ambiente escolar, tendo em vista a busca pela formação de sujeitos que consigam olhar criticamente para a realidade social à qual estamos inseridos. Nós também nos sentimos indagados pelos muitos questionamentos e pelas muitas respostas que já foram dadas sobre esse assunto. Por isso sentimos a necessidade de criar meios para ajudar os nossos alunos a pensar criticamente a realidade vivida.
Em busca de viabilizar tal tarefa, propomos aos nossos estudantes, das turmas de 8º ano, discutirem sobre o papel da ética nas relações estabelecidas pelos indivíduos uns com outros, com a natureza e com as coisas criadas pelos humanos para e a partir dos conceitos construídos no processo reflexivo, produzir charges ou tirinhas, evidenciando os problemas recorrentes da ausência do exercício do pensamento crítico, ético e estético, tendo como princípios norteadores o bem comum e a justiça social. 
Seja utilizando aplicativos de internet, seja demonstrando suas habilidades artísticas com produções realizadas a punho, muitas charges e tirinhas, autorais, foram elaboradas pelos estudantes. E, como almejado, a abertura da escola e dos estudantes em acolher a proposta de trabalho permitiu que alcançássemos com êxito os objetivos propostos.






[i] Professor Odair José Gonçalves, Colégio Studium - O Pequeno Príncipe, Goiânia/GO.

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